sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Jornada inaugural


O 1º jogo reveste-se sempre de uma atmosfera diferente.É o culminar de um periodo intenso de trabalho durante o qual são trabalhados muitos aspetos que não voltarão a ser tão detalhados durante a época por não haver tanto tempo e porque também cada jogo define um pouco do nosso trabalho no micro-ciclo seguinte(nem sempre).A vontade de verificar a assimilação desses processos é grande e no fundo é a primeira vez que são testados a sério.
Também na vertente competitiva existe uma «pressão» acrescida para começar bem o campeonato pois todos sabemos que no aspeto anímico um resultado positivo nesse jogo ajuda muito a aumentar a confiança da equipa.
No entanto o treinador na minha opinião deve ser capaz de relativizar as coisas e encarar esse jogo como uma parcela de competição onde se deve procurar atingir o objetivo máximo sim mas não deixando nunca de considerar o campeonato como uma prova de regularidade.
É um jogo importante não por ser o primeiro mas sim por estarem 3 pontos em disputa que devem ser conquistados.
Dar uma importância desmedida ao primeiro jogo pode retirar serenidade a todo o grupo e não permitir com isso que o mesmo se apresente na máxima força.
Sob ponto de vista emocional apenas me ocorre que poder viver estes momentos de maior tensão e concentração são como «pão para a boca» para um competidor e todos os momentos como estes devem ser aproveitados ao máximo.

Se alguém(agente desportivo ou não) quiser dar a sua opinião,é favor comentar!


3 comentários:

  1. Será lógico dizer que o primeiro jogo terá sempre a motivação individual no máximo para ambas as equipas que, por vezes se torna em euforia inimiga, tendo um efeito túnel nos momentos de definição. Fazer pensar a equipa, para que ela actue com a frieza necessária, mantendo o equilíbrio e a concentração. È inevitável dizer que o primeiro jogo não é uma final, mas contém sempre a até agradável emoção/tensão/pressão própria na procura dos 3 pontinhos iniciais. Concordo quando se diz que, quem dominar melhor estes factores estará mais perto, porque realizará melhor o que se pretende.
    Um Abraço e bom futebol

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar