domingo, 2 de setembro de 2012

Ganhar é assim tão importante na pré-época?


Qual o preço que se paga ao direcionar o trabalho da pré-temporada para ganhar este ou aquele jogo de preparação?


A verdade é que o futebol é o momento e o ânimo que se ganha com as vitórias parece ser um combustível muito apreciado por todos os agentes do futebol.No entanto parece me que há aqui um contra-senso na medida em que não é possível muitas vezes conciliar a preparação de uma equipa de futebol em todas as suas vertentes com vitórias imediatas  pois é necessário se mais não fosse implementar um modelo de jogo e que eu saiba ainda não é possível fazê-lo estalando os dedos.É preciso estabelecer rotinas,trabalhá-las vezes sem conta e conseguir melhorar na continuidade.
No entanto reconheço que não é tão simples assim pois o chamado «moral» que se ganha com as tais vitórias é também uma boa base de trabalho sob ponto de vista mental e permite eventualmente abordar esta fase da época com mais determinação.
Tudo hoje é mais rápido e o futebol também mas quando se trata de preparar uma equipa de futebol penso que há etapas que não devem ser «queimadas» em detrimento de uma vitória num jogo particular qualquer pois este é um jogo de preparação e serve precisamente para preparar.
O treinador deve ter a capacidade de ver mais além e de preparar absolutamente a sua equipa para ganhar o 1º jogo oficial da época pois esse sim é verdadeiramente importante!
Não se iniba de deixar um comentário!Terei todo o gosto em partilhar ideias!

1 comentário:

  1. Boas José,
    Estamos então de acordo quanto à vontade que temos de ter a vitória sempre presente como meta a atingir seja o jogo de treino ou não.Um jogo de preparação é um meio e não um fim..Alguém tem outra opinião?

    ResponderEliminar