sábado, 8 de setembro de 2012

A época desportiva 2012/2013 ainda mal começou, disputaram-se apenas alguns amigáveis, e já deu para entender que este ano os adeptos benfiquistas podem esperar mais do mesmo do seu timoneiro. Jorge Jesus, já se sabe, rejubila com troféus menores, exalta com recordes e é especialista em encontrar positivos até nos piores momentos. 

E este arranque de temporada só pode ser explicado com uma tentativa do treinador do Benfica em alcançar mais um troféu sem valor: o título de campeão da pré-época. Senão vejamos, este é, de acordo com os dados na página do Zerozero, o somatório, até ao momento, dos minutos jogados pelos jogadores do Benfica neste início de época (num total de, aproximadamente, 450´): - Luisão, 404´ - E. Garay, 404´ - Maxi Pereira, 392´ - Artur, 376´ - Javi Garcia 355´ - Axel Witsel, 326´ - O. Cardozo, 317´ - Melgarejo, 314´ - Bruno César, 260´ - Nolito, 242´ - Ola John, 235´ - Carlos Martins, 210´ - Nico Gaitán, 201´ - Luisinho, 137´ - Yannick, 128´ - Javier Saviola, 118´ - Nélson Oliveira, 118´ - Alan Kardec, 102´ - Enzo Perez, 81´ - Paulo Lopes, 74´ - Jardel, 46´ - Miguel Vítor, 46´ - Pablo Aimar, 46´ - N. Matic, 23´ - Rodrigo Mora, 23´ (Não incluo aqui, como é óbvio, as estatísticas do jogo contra a fome). 

Analisando estes dados, parece claro que Jorge Jesus já tem o seu 11 praticamente definido. Mas, se não é nestes encontros que o treinador do Benfica vai dar oportunidade a outros jogadores para ganhar ritmo de jogo, para se tornarem opções viáveis para qualquer eventualidade numa época longa, em que o Benfica estará de novo envolvido em quatro frentes, quando o fará? Sabendo como Jorge Jesus gosta de espremer os seus jogadores favoritos até à exaustão, na procura das goleadas a acrescentar aos seus recordes pessoais, fará sentido que Luisão, Garay e Maxi Pereira contem já com 90 minutos completos em três dos cinco jogos* de pré-época? Este desgaste não se fará sentir no decorrer da temporada? Está ainda bem fresco na memória dos adeptos benfiquistas a forma como o Benfica se afundou nas últimas jornadas dos dois últimos campeonatos. Pode argumentar-se que como o Benfica tem um problema nas laterais Jorge Jesus não pode inventar. Mas, o problema é de hoje? Não. Durante a época anterior, Jorge Jesus nunca teve uma real alternativa para o Maxi Pereira (utilizou até Witsel em detrimento de André Almeida ou Miguel Vítor) e raramente confiou em Capdevila para substituir Emerson. 

Sendo assim, porque ainda não existem soluções? De quem é a responsabilidade no planeamento da época? (Na entrevista de Jorge Jesus ao jornal ´A Bola´ em Maio de 2012 vinha escrito a letras gordas que já se preparava esta temporada...) Ainda assim, nem que se tivesse de recorrer a juniores ou jogadores da nova equipa B, só entendo esta teimosia de Jorge Jesus em apostar, repetida e alongadamente, nos mesmos jogadores como, e aqui sou eu que insisto, numa tentativa de somar ao seu extenso currículo mais um ´campeonato de pré-época´. Depois de duas temporadas desapontantes, a margem de manobra foi encurtada e a paciência da maioria dos adeptos do Benfica está a esgotar-se. Jorge Jesus vai ter de, no final da época, apresentar algo mais do que uma Taça da Liga, uma boa prestação na Champions e uma factura relativa ao lucro obtido com a venda de jogadores. 


zero-zero

Sem comentários:

Enviar um comentário