segunda-feira, 20 de maio de 2013

Jesus na corda bamba?

Donde vem tanto reconhecimento ao trabalho do treinador?


O Sport Lisboa e Benfica é um clube que procura títulos e sempre procurará!
Dentro deste contexto que fez Jorge Jesus assim de tão meritório que justifique um apoio incondicional raramente concedido a qualquer treinador com qualquer presidente em qualquer clube de topo?
O título conquistado na 1ª época ao serviço dos encarnados não serve por si só de consolo aos adeptos ainda que tenha sido muito importante dado o clube não atingir tal objetivo desde a «era Trapattoni».
A valorização de jogadores é também um trunfo fortíssimo apresentado pelo treinador e certamente facto muito considerado dadas as excelentes receitas angariadas através de «vendas» de jogadores como Coentrão,Witsel,Javi,etc...
O futebol praticado pelo Benfica tem sido unanimemente reconhecido como de qualidade e também muito atrativo por apresentar frequentemente «nota artística»como tantas vezes gosta de referir Mister Jesus.
A presença europeia ganhou consistência nestas últimas épocas e o Benfica voltou a ser falado nos meandros do futebol europeu quando ainda há muito pouco tempo abria telejornais pelas piores razões.
Não me parece todavia que tudo isto seja suficiente,dado o desgaste natural da imagem de qualquer treinador,para ter a confiança ilimitada de LFV.Existem dois motivos que,na minha opinião,estão na base dessa confiança presidencial(partilhada timidamente pelos adeptos):
O 1º é que existe claramente um Benfica pré-Jesus e um Benfica atual somente possível tendo o treinador um enorme carisma e carregando nos seus ombros toda a pressão inerente à ambição do clube.
O 2º é que o campeão nacional esta época não apresenta qualquer derrota e o 2º classificado tem apenas uma derrota concedida aos 92´em casa do adversário direto na luta pelo título.
Jorge Jesus não foi campeão mas sobrou a sensação de poder sê-lo em qualquer clube com poderio para isso.
Luis Filipe Vieira é uma pessoa prudente e um gestor experimentadíssimo!Por ele Jorge Jesus vai continuar no Benfica!

4 comentários:

  1. Concordo plenamente com a análise! Jesus em qualquer clube que tenha uma estrutura directiva e um plantel competitivo, arrisca-se a ser campeão, e ser uma mais-valia em virtude da sua capacidade de adaptar e potenciar jogadores e, daí a rentabilidade financeira para a sua entidade patronal. Parece-me que no entanto Jesus tem alguns defeitos... não a questão dos pontapés na gramática, mas pelo facto de ser muito presunçoso: demonstra que não sabe lidar com o favoritismo e denota uma falta de humildade gritante, coloca-se a jeito para lhe serem dirigidas criticas bastante contundentes, como a celebre frase do (limpinho, limpinho), entre outras. Também devido "talvez" há sua idade tenha alguns defeitos, entre eles o facto de ser agressivo na sua linguagem para os jogadores e isso ser um dos motivos pelo qual um ou outro jogador perde a cabeça, como foi o caso do Cardoso. Para finalizar, penso que a questão do salário do Jorge Jesus é algo que me deixa bastante perplexo, uma vez que excede em muito a realidade das estrutura do futebol Português e, ao contrário de outros o Benfica não teve a artimanha de negociar financeiramente o seu mestre da tática. Por isso por 4 milhões de Euros ano, arranjam-se profissionais capazes para a substituição do JJ, a não ser que esse valor contratual seja do interesse do LFV?!!?

    ResponderEliminar
  2. Agradeço-lhe o seu comentário neste blog!Até à última frase não poderia estar mais de acordo com a sua análise.Aí já creio haver uma tentativa genuína de LFV de valorizar o seu treinador e abrigá-lo de «tentações nortenhas»....também sou da sua opinião quando diz que por essa quantia o Benfica vai ao mercado de topo caso entenda fazê-lo!

    ResponderEliminar
  3. ola parabens seu blog ta showw de bola....abraço e sucesso...

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado por participar Valiques

    ResponderEliminar