quarta-feira, 29 de maio de 2013

Os porquês do Jamor

Jesus ou Artur?


O Benfica é uma equipa temível!

Perigosa no ataque,faz do seu jogo vertical e ritmado uma arma difícil de contrariar,cria muitas situações de golo e tem também uma taxa de sucesso assinalável no que toca à concretização dessas oportunidades.Gosta de ter a posse de bola e de «mandar no jogo» baralhando o seu adversário tal o caudal ofensivo que apresenta.Defensivamente aposta na agressividade em transição defensiva «matando» sempre que possível uma perda de bola o mais alto possível.Não apresenta dificuldades extraordinárias na defesa de bolas paradas beneficiando de um bom posicionamento dentro da área protagonizado principalmente por Luisão e Garay que mandam nas alturas coadjuvados pelo Matic.O Benfica sai normalmente em vantagem porque de facto enquanto vai aplicando os seus processos o desgaste causado no adversário leva à falha e consequentemente ao golo.A dificuldade surge quando a equipa pretende controlar o jogo e gerir um resultado vantajoso;limita-se a baixar o ritmo esperando que a lentidão dos processos permita baixar a quantidade de perdas de posse de bola e assim que o tempo vá passando até à vitória final.O Benfica quando quer guardar a bola baixa em demasia o ritmo(foge do seu adn),não aumenta a largura do seu jogo,não muda mais vezes de corredor,não diminui o número de passes em zonas de pressão,vai fazendo as mesmas coisas mas mais lentamente.....deixa de provocar o erro no adversário e provoca o seu próprio erro perdendo a bola permitindo contra-ataques ou fazendo um mau passe que não permite manter a posse.
Foi assim no Dragão e foi assim no Jamor!
Quanto aos processos atrás descritos o responsável é Jorge Jesus.
Por outro lado se quisermos esquecer as análises mais exaustivas e centrar-nos na falha individual temos de afirmar que o guarda-redes de um clube que se quer de topo está lá para fazer sempre a diferença
Artur Moraes não apresenta níveis de qualidade suficientes para jogar na baliza do Benfica!
Jesus ou Artur?















4 comentários:

  1. Boa Noite,

    Discordo da sua opinião quando aponta as culpas ao Artur.
    Se não fosse ele, com certeza não teríamos chegado à final da Liga Europa, onde "salvou" o Benfica de adversários como o Leverkusen, Newcastle e Fenerbache.

    Mesmo no jogo de ontem, teve uma infeliz reposição de bola mas para além do golo ser em fora-de-jogo a defesa pareceu um pouco "adormecida" e consentiu um golo fácil de resolver.
    No segundo golo teve também um pouco de azar, à primeira vista parece mal batido mas quando se vê o lance com atenção vemos que a bola ressaltou no Luisão colocando o GR em contrapé.

    Acho que devemos de atribuir as culpas ao Jorge Jesus porque nos jogos decisivos acaba sempre por inventar, ou colocando Roderick frente ao Porto, ou jogando para o empate ou fazendo substituições sem nexo.

    Espero bem que para o ano arranjem uma solução para o comando técnico do Benfica, para o bem do clube.
    Que nas retas finais fica sempre àquem das expectativas !

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais agradeço-lhe a participação no blog e fica desde já o convite para repetir a mesma sempre que achar oportuno.
    Não se trata exatamente de atribuir culpas mas antes entender o que pode ser melhorado dentro daquilo que pode ser controlado pois o futebol é um jogo e como tal não é controlável na sua plenitude.Estamos em saudável desacordo quanto ao Artur e às sua prestações ultimamente,reconheço no entanto as suas grandes capacidades e também a sua importância na equipa principalmente durante a última época.Acontece que ser guarda-redes de um grande clube é de uma exigência absoluta e na minha opinião Artur vacila em momentos importantes ficando eu com a ideia que ele não consegue transmitir à equipa a confiança recomendada para poder controlar o jogo.Nestas coisas de apreciações individuais tudo é um pouco subjetivo e entendo perfeitamente a sua discordância.Quanto ao Mister,penso que para além das opções que são sempre dele e baseadas também no processo de treino durante a semana,limito-me a verificar que a equipa pura e simplesmente não utiliza os melhores processos para manter a posse quando resolve gerir uma vantagem e penso que é de sua responsabilidade assim como todos os outros pontos tremendamente positivos que aponto ao modelo de jogo do Benfica.É um ponto essencial a melhorar,na minha opinião.Aprende-se muito com JJ e é um treinador com uma qualidade elevada mas não é perfeito e como diz é um facto que o Benfica ficou aquém das expectativas!

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite Vitor,

    Gostaria de começar por te dar os parabéns pelo teu blog e dizer-te que é com interesse e entusiasmo que acompanho os teus bitaites.
    Quanto à tua leitura, não poderia estar mais de acordo. A posição de Jesus é delicada, mas não podemos apenas avaliar o trabalho de Jesus, analisando apenas os resultados. A realidade é que o Benfica tem momentos absolutamente fascinantes para os seus adeptos, de futebol de puro ataque. Diria que nos 60minutos iniciais de cada jogo, em condições normais o Benfica superioriza-se a qualquer equipa, pois tem um leque de jogadores de uma qualidade absolutamente incrível. O problema surgiu, nos últimos 5 jogos, quando o Benfica, deixou de ser tão eficaz, nos minutos em que se conseguia superiorizar. A frescura fisica e mental, deixou de permitir a pressão alta da equipa do Benfica, o que impossibilitou a conquista da bola em espaços mais adiantados do terreno. Tendo-se tornado obvio que o Benfica sem a posse da bola e recuado no terreno demonstra enormes fragilidades nas suas alas. O Artur, é na minha opinião um excelente guarda-redes, mas a jogar com os pés diria que está a "anos luz" de por exemplo o Valdés ( para mim o melhor do mundo a jogar com os pés. Nesta altura de balanços, deixaria três questões para reflexão.. Seria capaz outro qualquer treinador com estes jogadores, praticar um futebol tão entusiasmante, mas ao mesmo tempo mais eficaz do que aquele praticado com Jesus? Terá Jesus condições para assumir-se de novo como lider de um balneário com muitos sul-americanos ( com muito sangue na guelra)impondo as suas ideias e sendo aceite por todos? Deverá o treinador ter tanta importância na escolha dos reforços de um clube grande como o Benfica? Grande Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas João,

    Agradeço-te este fantástico comentário!Gostaria de deixar o tema em aberto para todos os leitores do blog.Verifico João com entusiasmo que a tua área transborda do apito e das leis de jogo...um enorme abraço!

    ResponderEliminar